CINCO AÇÕES

Escutar

Queremos ouvir a todos para propor uma agenda para o país. Para isso, já realizamos duas pesquisas de opinião pública em 2017 (abaixo), temos um levantamento digital em curso, e estamos organizando eventos presenciais – Agora! Escuta –, além das conversas constantes pelas redes sociais.

PESQUISAS ENCOMENDADAS AO IDEIA BIG DATA

Faça o download da pesquisa de julho de 2017!

Faça o download da pesquisa de novembro de 2017!

Pensar

Constituímos 11 grupos de trabalho para desenvolver propostas que melhorem a vida das pessoas: saúde, educação, segurança, sustentabilidade, cidades humanas, cultura, reforma do Estado, desigualdade, emprego e empreendedorismo, Gov Tec e política externa. Lançaremos nossa agenda em 2018.

GRUPOS DE TRABALHO

1. Combate à desigualdade
Propor medidas que ofereçam a todos os brasileiros acesso igualitário a oportunidades, refletindo sobre a desigualdade histórica do Brasil, que passa pela cobrança de impostos e é aprofundada pelos gastos públicos.

2. Saúde
Discutir os desafios e oportunidades da saúde brasileira, tendo como objetivo alcançar três ideais: melhorar o acesso e o estado da saúde da população; incrementar a satisfação dos cidadãos e dos profissionais de saúde; e assegurar a sustentabilidade financeira do sistema de saúde.

3. Educação
Propor medidas para que todos os brasileiros possam ter acesso à educação pública de qualidade, para que todas as crianças brasileiras sejam alfabetizadas e que todos os jovens tenham ensino médio completo.

4. Segurança Pública
Implantar um plano de segurança pública cidadão que combata o histórico de marginalização presente no país. Discutir propostas que reduzam de fato o número de homicídios no Brasil e aumentem a efetividade das polícias. Revisar e atualizar a política de drogas.

5. Emprego e Empreendedorismo
Alavancar novas tecnologias que aprimorem a gestão pública e cultivar uma economia empreendedora, geradora de empregos e de crescimento inclusivo.

6. Cidades Humanas
Apresentar uma visão que torne as cidades do Brasil mais humanas, sustentáveis e inteligentes, com ênfase nos temas de mobilidade, segurança pública, eficiência energética e saneamento, urbanismo e moradia, governança e participação.

7. Reforma do Estado
Propor medidas que aumentem a eficiência do Estado, para simplificar o sistema tributário e criar condições de inovação e empreendedorismo dentro e fora dos governos. Garantir que a máquina pública funcione em favor dos cidadãos.

8. Gov Tec
Alavancar novas tecnologias que aprimorem a gestão pública.

9. Sustentabilidade
Discutir maneiras efetivas de gerar riqueza a partir do patrimônio socioambiental brasileiro.

10. Política Externa
O Brasil não é uma ilha isolada do mundo. Diversos temas como segurança pública, emprego e cultura passam também pela política externa brasileira. Além disso, o país também tem um papel a cumprir no planeta, por exemplo na questão da sustentabilidade.

11. Cultura
O ser humano é produto e simultaneamente produtor do meio cultural no qual se desenvolve. Por isso, a partir de diálogos com todos os segmentos artístico-culturais, vamos pensar políticas públicas para construir um Brasil mais plural e criativo.

Falar

Participamos ativamente do debate público e buscamos propagar nossa visão, seja pelas redes sociais, imprensa ou em eventos e debates. No último trimestre de 2017, por exemplo, marcamos presença na Virada Política, Fórum da Juventude, Congresso Brasil 2030, 2018: Brasil do Amanhã, entre outros.

Engajar

Vamos convidar os brasileiros a se juntarem a nós na renovação política e na construção de um país mais humano, simples e sustentável. Vamos lançar no início de 2018 uma rede de articuladores que propaguem nossas bandeiras e multipliquem nossa capacidade de escuta.

Agir

Queremos influenciar a tomada de decisão de políticas públicas, a partir de nossas 10 prioridades, atuando em parceria com atores relevantes, desde cobrando de fora, até ajudando por dentro dos governos em cargos técnicos e políticos.