PERGUNTAS FREQUENTES

O Agora! é um movimento da sociedade civil, plural e suprapartidário. É formado por pessoas que são referências em suas áreas de atuação, mas que compreenderam que era urgente dedicar parte de seu tempo e conhecimento para mergulhar nos problemas e buscar soluções para o país. Gente que resolveu deixar os lados de lado para construir uma nova agenda para o Brasil e, principalmente, se colocar à disposição para implementá-la dentro e fora do governo. O movimento quer renovar a política a partir do engajamento dos cidadãos comuns.

O Agora! é formado por um grupo diverso de profissionais que são referência em suas áreas de atuação — servidores públicos, empreendedores, líderes empresariais, acadêmicos, ativistas etc. Estamos empenhados em reinventar a política no século XXI, com ações políticas consistentes com a sociedade contemporânea e construindo diálogos e parcerias entre múltiplos atores para melhorar políticas públicas e a vida das pessoas. Confira todos os nossos membros aqui.

Podemos sintetizar os princípios que regem nossa atuação em cinco pontos:

  1. Compromisso com interesse e serviço públicos;
  2. Respeito ao diálogo democrático, avesso à polarização e a extremismos;
  3. Foco no combate às desigualdades;
  4. Busca por soluções concretas para os desafios do país;
  5. Compromisso inegociável com a ética.

Estamos conectados com movimentos que emergem dentro e fora do país com valores e demandas convergentes. Aqui e em diversos países, os sistemas políticos têm sido colocados em xeque por sociedades que se veem cada vez menos refletidas nas decisões de seus governos. Cresce a noção de que a polarização, a dualidade esquerda-direita não é capaz de dar conta dos anseios das pessoas. A renovação do sistema político e a priorização de políticas públicas que colocam os cidadãos no centro emergem como bandeiras globais.

Para alcançar o objetivo de atualizar o Brasil, impactando a agenda pública e a ação política a partir da sociedade, vamos dar foco a cinco ações principais: Escutar, Pensar, Falar, Engajar e Agir, conforme detalhado aqui.

O Agora! não é um partido. É um movimento da sociedade civil sem vinculação partidária que, acima de tudo, acredita na reinvenção da política a partir dos cidadãos comuns.

O que o Agora! vai lançar é um conjunto de propostas de políticas públicas que possam ajudar a resolver os problemas do país.

Como não é um partido, o Agora! não lançará candidatos. No entanto, há membros do movimento que estão dispostos a se filiar a partidos políticos e a concorrer a cargos por essas legendas já nas eleições de 2018.

O grupo já está trabalhando na identificação de prioridades – e vai compor uma agenda de longo prazo para o Brasil com propostas concretas ao longo dos próximos 12 meses, com debates reais e virtuais com a população. Por enquanto, nossas discussões são norteadas por 10 prioridades temáticas iniciais, que ajudam a construir o Brasil mais simples, humano e sustentável, conforme descrito aqui.

Até o mês de outubro de 2017, o Agora! foi financiado exclusivamente com doações de seus próprios membros. A partir de então, passamos a captar doações de pessoas físicas e entidades sem fins lucrativos. Esse balanço de contribuições será divulgado anualmente em nosso site. Os financiadores que doam mais de R$ 5 mil assinam um termo em que se comprometem a não exigir qualquer contrapartida.

O primeiro passo é preencher o formulário de inscrição, seguir nossos canais no Facebook, Twitter e Instagram, e participar dos eventos próximos a você. Nossa ideia é expandir essas atividades para os mais diversos pontos do país. Até o momento (janeiro de 2018), já recebemos por meio de nosso site e redes sociais mais de 4 mil inscrições de brasileiros interessados em participar do movimento. Nosso objetivo é estruturar a partir dessas pessoas uma rede de articuladores que vão ajudar a disseminar as bandeiras do movimento e a organizar os eventos de escuta. Em breve teremos novidades sobre isso.

O movimento surgiu em 2016 a partir da iniciativa de três lideranças – Ilona Szabó, Leandro Machado e Patricia Ellen -, que reuniram os 50 cofundadores. Até o momento, é esse grupo que indica e analisa os possíveis novos membros. Assim, o Agora! reúne atualmente pouco mais de 90 pessoas.

Além disso, já recebemos quase 4 mil inscrições pelo nosso site de pessoas interessadas em colaborar com o movimento. Essas pessoas farão parte da nossa rede de parceiros do Agora!, que vai ajudar a construir nossa agenda e difundir nossos princípios.