NOSSA VISÃO

Acreditamos em um Brasil mais humano, em que os cidadãos sejam tratados com dignidade e no qual nossa liberdade e nossa diversidade são valorizadas e respeitadas. A política deve garantir o bem-estar de todos os seus cidadãos.

Defendemos um Brasil mais simples, com um sistema tributário que reduza a desigualdade e apoie os mais pobres, sem falar em um Estado mais eficiente que estimule, em vez de sufocar, os investimentos e a geração de empregos.

Trabalhamos por um Brasil mais sustentável, que assegura o bem-estar coletivo, inclusive das futuras gerações, por meio de um modelo de desenvolvimento que gera riqueza a partir de nosso patrimônio socioambiental.

Para alcançar essa visão de país, demos início a um processo de diálogo contínuo com a população. Estudamos o que poderiam ser as prioridades do Agora! para tornar o Brasil um país mais simples, humano e sustentável. Essas dez prioridades serviram de ponto de partida para um processo de escuta nacional, que teve início em setembro de 2017. Muito mais do que falar, queremos ouvir a população sobre os seguintes pontos:

  • Reduzir drasticamente a desigualdade

Só um país com acesso igualitário a oportunidades garante direitos e justiça para todos.

  • Garantir a todos os brasileiros educação de qualidade

Acreditamos que uma educação de alto nível é prerrogativa para elevar o Brasil à condição de potência do novo século.

  • Proporcionar serviços de saúde adequados a todos o brasileiros

Num país onde mais de dois terços da população usa o sistema público de saúde, viabilizar serviços de prevenção e atenção com qualidade e sustentabilidade financeira é crucial para o desenvolvimento.

  • Construir cidades humanas e inteligentes

Mais de 85% dos brasileiros vivem em cidades, mas a maioria ainda enfrenta condições precárias. Precisamos transformar a realidade urbana utilizando novas tecnologias para dar um salto na qualidade de vida.

  • Implantar um plano de segurança pública cidadão e uma política de drogas humana e eficiente

Precisamos nos livrar do medo que divide a sociedade. É fundamental combater o histórico de marginalização e desinformação que anula o potencial de um imenso número de jovens.

  • Aumentar a eficiência do Estado

A máquina pública precisa funcionar em favor dos cidadãos. É urgente simplificar nosso sistema tributário e criar condições de inovação e empreendedorismo dentro e fora dos governos.

  • Alavancar novas tecnologias que aprimorem a gestão pública

Um governo verdadeiramente inteligente nos permitirá usar de forma mais eficiente os recursos com a ajuda da inovação tecnológica. Só assim vamos melhorar a experiência do cidadão com serviços públicos e inovar no modelo de participação popular.

  • Cultivar uma economia empreendedora, geradora de empregos e de crescimento inclusivo

Acreditamos que a criatividade e o poder realizador dos brasileiros são capitais simbólicos que devem guiar nosso futuro. Por isso, precisamos de um modelo econômico e um ambiente de negócios que conecte o brasileiro empreendedor com o mundo.

  • Gerar riqueza a partir do nosso patrimônio socioambiental

Temos a maior biodiversidade do planeta, que historicamente vem sendo colocada em risco. Nossa pluralidade cultural é incontestável, mas isso nem sempre se reflete em inclusão. Precisamos usar a educação, a ciência e a tecnologia para gerar um legado de conhecimento e riqueza através dos nossos patrimônios socioambientais.

  • Preparar nosso país para o envelhecimento da população

Nosso bônus demográfico está se encerrando. Precisamos começar a discutir e colocar em prática ações concretas para garantir a qualidade de vida em um país que está envelhecendo.

OUÇA NOSSO PODCAST

Quer ouvir sobre boas práticas em áreas prioritárias para o Brasil, como Educação? O podcast do Movimento Agora, grupo engajado no diálogo e formulação de políticas públicas, busca apresentar soluções concretas para os principais desafios do país. A cada duas semanas, o cientista político Leandro Machado entrevista especialistas.

Escute, participe e torne-se um membro do Agora!